PL 0429/2001

0

Lei 13.282

 

Trata-se o presente de projeto de lei, de autoria do nobre Vereador Atílio Francisco, que visa instituir a “Campanha Permanente de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca”, nos hospitais, ambulatórios e postos de saúde da rede Municipal de saúde do Município de São Paulo.
 
A Semana instituída no artigo 1º constará no desenvolvimento de atividades de informação pública para o diagnóstico precoce de lesões bucais possíveis de evolução cancerígena, bem como atividades de intercâmbio técnico entre os profissionais de rede pública e demais técnicos interessados.
 

APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO – SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 65, LEGISLATURA 13 EM 18/10/2001
APROVADO EM SEGUNDA DISCUSSÃO – SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 89, LEGISLATURA 13 EM 14/12/2001

 

Sintomas:

Principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

 

Prevenção e Diagnóstico Precoce:

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

 

 

Fontes:

Prefeitura

INCA

Câmara Municipal de São Paulo

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Vereador Atílio Francisco

Vereador do Partido Republicano do Brasil (PRB) na Câmara Municipal. · Autor de diversos projetos transformados em leis municipais e um dos vereadores mais atuantes da Casa.

deixe aqui o seu comentário

Visit Us On TwitterVisit Us On Facebook